Menu

CGR completa 4 anos de atividades na UFPR/PROPLAN

2 de setembro de 2021

Há 4 anos, em agosto de 2017, a Coordenadoria de Governança e Riscos – CGR iniciou suas atividades na UFPR/PROPLAN

Desde então, muitas ações e avanços em governança foram conquistados na UFPR, a exemplo da implantação do Programa de Integridade (100% das etapas foram cumpridas), da melhoria do indicador de governança e gestão junto ao TCU (aumento de 315% desde então), da atuação em gestão por processos (mais de mil processos identificados e mais de cem modelados), da atuação em gestão de riscos (em torno de cem processos cadastrados no Sistema Ágatha), atividades de suporte ao SEI (mais de seis mil atendimentos realizados, e mais de 2700 usuários externos liberados somente durante a pandemia), gerenciamento e inovação organizacional (mais de 40 regimentos atualizados e aprovados), implantação da primeira fase da gestão de custos na UFPR e inúmeras capacitações na área de governança.

A Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos aponta os princípios e diretrizes a serem seguidos na UFPR, tanto para uma boa governança, quanto aos aspectos relacionados à integridade, riscos e controles internos.

A Coordenaria, ainda, aprovou no CGRC os manuais de processos e de riscos e controles internos, e está em fase final de elaboração do Manual de Governança.

“A equipe está motivada porque nosso trabalho tem ajudado os gestores e colaboradores a mitigarem seus riscos e, consequentemente, melhorarem seus processos. São ações inovadoras e desafiantes.”, relata Aldemir Junglos, Coordenador de Governança e Riscos na UFPR

 

Outra atividade relevante desenvolvida na CGR refere-se ao apoio na condução da gestão dos riscos estratégicos. O coordenador de governança e riscos, Aldemir Junglos, aponta que a gestão dos riscos estratégicos afeta diretamente os objetivos institucionais. “Damos suporte a todas as áreas para atuarem inclusive sobre os riscos dos seus processos estratégicos (constantes do PDI ou outros)”, conta.

 

GOVERNANÇA

A PROPLAN/CGR é a unidade da UFPR responsável pela governança institucional, atuando com o intuito de difundir e ampliar boas práticas e ações para atingir os resultados planejados, alinhados à missão, conforme Decreto 9.203/17.

A Governança Institucional tem como diretrizes: orientar ações para a busca de resultados para a sociedade; promover a modernização da gestão pública, simplificando processos, integrando serviços e melhorando o desempenho organizacional; tomar decisões embasadas em informações de qualidade; gerir riscos de forma a assegurar o alcance dos objetivos estratégicos; e fortalecer a integridade institucional focada nos valores e no respeito às leis e princípios da Administração Pública.

 

CONSULTORIA EM GESTÃO DE RISCOS

A equipe CGR tem como atribuição apresentar a metodologia estabelecida para a UFPR; auxiliar as diversas áreas em gestão de riscos utilizando o sistema Ágatha – Sistema de Gestão de Riscos (riscos.ufpr.br) e apoiar a manutenção, monitoramento e revisão de controles internos.

A gestão de riscos pode ser definida como a aplicação de política e metodologia destinadas a controlar eventos incertos a que as áreas estão sujeitas e que possam atrasar, prejudicar ou impedir o cumprimento dos seus objetivos pretendidos.

3 linhas de defesa atuam na gestão de riscos:

– a primeira linha de defesa é composta pelos gestores dos processos e suas equipes, responsáveis pela gestão de riscos dos seus processos, onde devem manter controles internos eficazes e acompanhar continuamente a execução dos planos de ação propostos para mitigar os riscos;

– a segunda linha de defesa, constituída pela CGR e pelo CGRC, deve motivar, facilitar, auxiliar e monitorar a implementação das práticas eficazes de gestão de riscos por parte da primeira linha de defesa, fornecendo tempestivamente orientações e treinamento sobre gestão de riscos; e

– a terceira linha de defesa provê avaliações, através de auditorias, da gestão de riscos e dos controles internos propostos pela primeira linha de defesa.

A gestão de riscos busca o atingimento dos objetivos institucionais sem percalços, desperdícios ou gastos desnecessários; mitigando ou eliminando riscos através de planos de ação, que, se não fossem trabalhados, poderiam ser potencializados com o tempo. A gestão de riscos, normalmente, é baseada em processos mapeados, pois garante a melhor identificação dos eventos incertos.

 

CONSULTORIA EM GESTÃO DE PROCESSOS

A equipe CGR tem, dentre suas atribuições, a função de apresentar a metodologia estabelecida para gestão de processos na UFPR, e prestar consultoria aos gestores das áreas.

Processo pode ser descrito como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que visam cumprir determinado objetivo, para agregar valor à UFPR para o cumprimento da missão institucional.

Modelar processos possibilita apresentar com clareza as atividades desenvolvidas em cada etapa, eliminar redundâncias, simplificar a linguagem, padronizar atividades, reduzir erros ou falhas, otimizar recursos, e maximizar entregas, entre outros.

 

GESTÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE

Em atendimento ao Decreto nº 9.203 de 2017 – que dispõe sobre a política de governança, e à Portaria nº 1.089 de 2018 / CGU, o programa de integridade foi implantado na UFPR em 2018 com o propósito de estabelecer medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação em fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança. Nesse sentido, tem-se desenvolvido na Instituição atividades periódicas de divulgação do programa, com campanhas e seminários, além das ações já implantadas, a exemplo do Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses – SeCI – regulado Lei nº 12.813 de 2013 para prevenir situações de conflito de interesses, do formulário de parentesco para eliminar situações de nepotismo, do fortalecimento de um canal único de denúncias – FALA.BR, do novo layout para o código de ética e disponibilização do termo de compromisso ético.

 

GESTÃO DOS INDICADORES DE GOVERNANÇA

O Coordenador de Governança e Riscos atua como interlocutor dos levantamentos de governança e gestão aplicados periodicamente pelo TCU. A equipe da CGR atua junto aos agentes de governança das áreas envolvidas com o propósito de acompanhar a proposição de ações para melhoria dos indicadores de forma a gerar os melhores resultados para a sociedade.

A UFPR, desde 2017 implementa ações positivas à governança e gestão nas diversas áreas, perceptíveis no aumento do índice global – iGG – em mais de 315%.

 

GESTÃO DO SISTEMA SEI

Implantado em 2016 na UFPR, o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, permitindo transferir a gestão de documentos e de processos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

A equipe CGR é a gestora do sistema, responsável por atualizar e adequar às necessidades das áreas, seja prestando suporte, implementando regras de negócio, ou atuando em melhorias e inovações. Para o desenvolvimento eficiente das atividades de gestão, a CGR conta com o apoio técnico especializado da AGTIC.

 

GERENCIAMENTO E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

A equipe CGR, intenciona, com esta atribuição, promover junto às grandes áreas a atualização dos regimentos, mantendo-os adequados às legislações e com sua estrutura otimizada, inovadora e contemporânea. Esta atividade tem como finalidades uniformizar e integrar ações das áreas voltadas à melhoria da gestão institucional, desenvolvendo padrões de qualidade e de racionalização de métodos e processos administrativos; proporcionando meios para melhorar o desempenho institucional, a transparência e a utilização dos recursos disponíveis; reduzindo custos operacionais e assegurando a continuidade dos processos de organização e de inovação institucional.

 

GESTÃO DE CUSTOS

O escopo de trabalho da governança também abrange a gestão de custos institucionais, com o objetivo de estabelecer e implantar uma metodologia ajustada às necessidades da UFPR para o cálculo do “custo aluno”, “custo área”, entre outros.

A compreensão da dimensão custos é fundamental para que a UFPR consiga se orientar no atingimento da maturidade em gestão pública mais avançada, contribuindo com a melhoria do acompanhamento e controle dos custos consumidos na prestação dos serviços de ensino, pesquisa e extensão.  A partir da mensuração e tratamento desses custos a UFPR pode apresentar à sociedade, por meio da transparência pública, a forma como está gerindo os recursos públicos sob sua tutela.

 

CAPACITAÇÕES

Muitos dos aspectos relacionados à governança são compartilhados pela CGR através de capacitações ou seminários. Nesses quatro anos, a equipe já capacitou inúmeros agentes públicos em governança, gestão por processos usando as plataformas Bizagi e SEI, gestão de riscos utilizando o sistema Ágatha, integridade e indicadores.

 

Solicitações podem ser abertas no Sistema Chamados.

Contato: 3360-5083, cgr@ufpr.br

 



UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Coordenadoria de Governança e Riscos da UFPR
Rua XV de Novembro, 1299 - Sobreloja | Fone: (41) 3360-5083
CEP 80060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR