Programa de Integridade na UFPR

13 de novembro de 2020

A CGR é a unidade gestora do Programa de Integridade na UFPR, que tem como foco medidas institucionais para prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança (veja a Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão, aprovada pelo COPLAD).

Algumas ações foram implementadas, outras foram revisadas, objetivando atender o programa e aprimorar o cuidado institucional sobre o tema, com o intuito de mitigar a ocorrência de corrupção e desvios éticos no âmbito da UFPR. Confira abaixo as principais.

NEPOTISMO

O que já foi feito: adicionada Declaração de Nepotismo nos processos envolvendo nomeação e movimentação de servidores públicos, contratação de professores substitutos, nomeação em função de agentes públicos, contratação de colaboradores terceirizados, bolsistas e estagiários remunerados. Elaborado Fluxo de Nepotismo.

O que será feito: inclusão de declaração e fluxo de nepotismo em outras áreas não relacionadas acima.

ÉTICA

O que já foi feito: aprovação do Código de Ética da UFPR, campanha Ética na Prática.

O que será feito: reforço e continuidade da campanha.

CONFLITO DE INTERESSES

O que já foi feito: elaborado Fluxo de interesses e disponibilizado sistema SECI para dúvidas relacionadas ao tema.

O que será feito: campanhas periódicas.

CANAL DE DENÚNCIA

O que já foi feito: elaborado Fluxo de canal de denúncia.

O que será feito: campanhas periódicas

RISCOS À INTEGRIDADE

O que já foi feito: elencado eventos de riscos e registrados no Sistema Agatha de Gestão de Riscos, e campanha na UFPR.

O que será feito: adicionados novos eventos de riscos, elencados pelas unidades, que tenham riscos à integridade associados, e sua análise para apreciação do Conselho de Governança, Riscos e Controles Internos – CGRC.