Colaboração entre equipes da CGR e BL fortalece a governança no Setor de Ciências Biológicas

18 de novembro de 2022

Após diversos projetos de governança conduzidos junto a pró-reitorias e superintendências da UFPR, a PROPLAN/ CGR – Coordenadoria de Governança e Riscos concluiu na última quinta-feira, 17 de novembro de 2022, projeto de fortalecimento da governança e da gestão de processos e de riscos, contemplando um setor acadêmico.

Com atividades iniciadas em maio de 2021, o projeto denominado GovBio, acordado entre o pró-reitor de planejamento Fernando Marinho Mezzadri, a CGR e a então direção do Setor de Ciências Biológicas, dos professores Edvaldo da Silva Trindade e Emanuel Maltempi de Souza, e revalidado pela gestão atual dos professores Thales Ricardo Cipriani e Marcelo de Meira Santos Lima, buscou promover o fortalecimento da governança pública, a melhoria contínua dos processos de trabalho, a gestão dos riscos inerentes aos processos, além de estabelecer um vínculo de apoio e colaboração entre o BL e a CGR.

O projeto contou com ação de capacitação em governança pública, gestão de processos e gestão de riscos, com carga horária total de 22h, certificando 53 servidores da BL, com apoio da PROGEPE/ CDP/ UCAQ. As atividades prosseguiram com a identificação e modelagem dos processos de trabalho com fluxo no setor, resultando em 25 modelos de processos homologados após amplo estudo envolvendo servidores de ambas as equipes. Durante a análise e modelagem dos processos, realizou-se a pré-identificação de prováveis eventos de risco e também de algumas oportunidades, relacionados à graduação, pós-graduação e à gestão setorial, que poderão ser gerenciados com vistas à melhoria dos processos, da governança e da gestão da universidade.

Em reunião realizada no PROPLAN, no dia 17, com a presença dos professores Thales, Marcelo e Edvaldo, do Coordenador de Governança e Riscos Aldemir Junglos, dos técnicos-administrativos Alexandra Roeder, Lilian da Rocha Loures e Amarílio Floriano, além das presenças virtuais do professor Emanuel, de diversos servidores do BL, do auditor-chefe Luiz Jenkins e de representantes da PROGRAD e PRPPG, a CGR reforçou a importância dos trabalhos realizados para o bom desempenho da Universidade e na melhoria contínua de seus serviços e apresentou aos participantes os resultados do projeto, agradecendo pelo engajamento dos servidores envolvidos em ambas as equipes, lembrando também do apoio recebido de outras unidades da UFPR nas modelagens de processos e no levantamento de riscos, como PROGRAD, PRPPG e Setor de Educação.

Na ocasião, foi entregue relatório de achados de análise e modelagem de processos realizadas no projeto à apreciação da direção do setor, com cópias distribuídas aos pró-reitores de planejamento, de graduação e de pós-graduação.

Os setores acadêmicos da UFPR podem contar com o arcabouço de modelos de processos, disponíveis no repositório institucional, em processo.ufpr.br, para gestão e melhoria de processos, gestão de riscos, atendimento de auditorias, produção de indicadores, gestão de custos, análise para desenvolvimento de software, planejamento setorial, entre outros. A CGR mantém serviços permanentes de consultoria às unidades da UFPR em gestão de processos e de riscos.