O coordenador de governança e riscos da UFPR, Aldemir Junglos, fala sobre as estratégias adotadas para implementar a gestão por processos e riscos na instituição, em concordância com a Política de governança, integridade, riscos e controles internos da gestão da Universidade Federal do Paraná.
A Gestão de Riscos na UFPR é feita pelos donos dos processos ou dos riscos. A equipe da CGR capacita e dá o apoio necessário, utilizando o sistema Agatha. As etapas podem ser resumidas da seguinte forma:
- Reunião com o dirigente da área, por exemplo, o Pró Reitor da PROGRAD. Apresenta-se a ideia e ele aprova e prioriza as áreas a serem trabalhadas, por exemplo, a Coordenadoria de Estágios;
- A CGR, com o apoio da PROGEPE, capacita o(s) coordenador(es) e sua(s) equipe(s) com a metodologia e ferramentas adequadas;
- O coordenador e sua equipe mapeiam os processos. A equipe da CGR apoiará a modelagem, homologará os modelos junto ao dono dos processos e publicará os modelos em repositório centralizado;
- Com o apoio da CGR, a coordenação e equipe mapeiam os eventos de riscos, suas causas e consequências, classificando-os e calculando os indicadores chave de risco. Com essa priorização, elabora-se um plano de ação (projeto) com as propostas para reduzir ou eliminar os riscos;
- Publica-se para que o Gestor, a CGR, a AUDIN e o Dirigente máximo possam acompanhar.