Menu

QUATRO ANOS DE SEI NA UFPR – UM CASO DE SUCESSO.

9 de dezembro de 2020

O SEI, Sistema Eletrônico de Informações, foi implantado na UFPR em 2016 como o sistema oficial para gestão de processos e documentos eletrônicos.

Desde então, os trâmites de processos vêm passando por diversas melhorias, onde elencamos como grandes contribuições, a exemplo de definição de tipos de processos e tipos de documentos, economicidade, velocidade na tramitação dos processos; sustentabilidade ambiental; celeridade para tomada de decisão; mitigação dos riscos quanto a extravio ou perda de processos; transparência; agilidade na tomada de decisão, entre outras.

Ao final de 2017, comemorando o primeiro ano de atividade, foi aplicado um questionário de avaliação do sistema aos usuários do SEI na UFPR, validado cientificamente, confirmando a importância do sistema para nossa comunidade e sua relevância institucional.

Olhando para as estatísticas, até o final de 2017, tivemos aproximadamente 3,6 milhões atividades abertas realizadas por um total de 5995 usuários. Em 2018 foram 4,4 milhões de atividades abertas no SEI, onde trabalharam 8492 usuários. Já em 2019 foram 5 milhões de atividades; e em 2020, até o momento, 4,3 milhões de atividades executadas por 10723 usuários.

Até o final de 2017 haviam sido gerados 674 mil processos, distribuídos em 399 tipos distintos. Em 2018 foram gerados 792 mil processos. Em 2019 foram 930 mil processos; e, em 2020, até o momento, temos 782 mil processos iniciados, o que comprova o trabalho remoto dos servidores da UFPR.

Em tempos de isolamento social e trabalho remoto, a UFPR não parou e o SEI foi fundamental, pois, permitiu que as os processos administrativos continuassem em trâmite na instituição, de forma a minimizar o impacto causado pelo repentino distanciamento social que se impôs. Todo o organograma institucional foi atualizado no sistema, junto com a equipe da PROGEPE/DAP, sendo intensificado o suporte e atendimento ao SEI para toda a comunidade.

E as atividades nos bastidores do SEI não pararam, finalizamos 2020 com a equipe técnica especializada no SEI, da AGTIC, preparando o barramento, que é uma funcionalidade que possibilitará que ocorra a tramitação de processos entre os entes que também possuem o SEI em suas instituições. Estamos em fase final de homologação para, em breve, divulgarmos as novidades desta funcionalidade.

“Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para que o SEI fosse um sucesso na instituição, a exemplo da equipe de implantação, da equipe gestora do SEI, do apoio irrestrito da alta administração, dos gestores e usuários que entenderam e valorizaram esse sistema de trabalho. ” (Junglos – Coordenador da Comissão de Implantação e Coordenador da CGR, gestora do SEI na UFPR)

 

“O SEI melhorou o trabalho, tornou mais transparente e a Universidade melhor. Parabéns para a UFPR e para a equipe do SEI.”

Profº Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da UFPR

 

“O elevado número de processos gerados nestes 4 anos demonstra a importância do SEI para a instituição e a qualidade na gestão do sistema realizada pela equipe.”

Profº Fernando Marinho Mezzadri, Pró-Reitor de Planejamento

 

“Depois do SEI, hoje SEI mais!!! Mais agilidade, mais segurança administrativa, maior acesso e maior controle! Foi um marco para a UFPR em termos de organização institucional.”

Valmir Antunes Pereira, Diretor de AGTIC

 

“O SEI tirou a Universidade do século início do século passado!”

Breno Machado de Paula, Presidente da Comissão de Ética

 

“A adoção do SEI trouxe mais integridade às informações no âmbito da UFPR”

Luiz Eduardo Croesy Jenkings, Auditor Chefe

 

“O SEI tornou muito rápida a tomada de decisão e reduziu os custos institucionais, seja com papel e impressão, ou com o transporte de processos”

Aldemir Junglos, Coordenador de Governança e Riscos e Coordenador da Implantação do SEI na UFPR.

 

“O SEI possibilita olhar e organizar os processos de trabalho da instituição, assim como integrar e fortalecer as áreas da UFPR”

Alexandra Dantas Roeder, analista da CGR

 

“O SEI revolucionou o trabalho na UFPR, trazendo maior segurança, produtividade e eficiência.”

Bernardo de Almeida Villanueva, Assessor da PRA

 

“O SEI foi um divisor de águas, entre a era do papel e do carimbo para a era digital”

Orlando Devai, Coordenador de Planejamento

 

“E pensar que já tivemos norma pra limitar o número de itens por licitação, em razão do peso dos processos em papel. Vida longa ao processo eletrônico!”

Paula Andrea Nieviadonski Spisila, Coordenadora de Licitações

 

“O SEI mudou a cultura organizacional em relação à gestão de processos, com economia de recursos, maior agilidade na tramitação e transparência aos processos da UFPR, além de permitir o acesso remoto e a continuidade do trabalho neste período de pandemia.”

Thais Kruchelski Gugelmin, Assessora na PROGEPE

 

“Segurança, agilidade e transparência, isso é o que o SEI representa para a UFPR.”

Antonio Rodrigues Barros, AGTIC

 

“O SEI revolucionou a forma como a comunidade universitária trata os processos administrativos, trazendo muito mais segurança, celeridade ímpar, e eficiência sem precedentes à escorreita prestação do serviço público. Parabéns a toda a equipe que atuou em sua implantação e diuturnamente trabalha pelo seu aprimoramento.”

Manoel Roberto Silva de Souza, Diretor Disciplinar

 

“O SEI modernizou a execução orçamentária e financeira no âmbito da UFPR, trazendo agilidade e segurança na tramitação de informações. Além disso, diante das condições de trabalho remoto de 2020, mais uma vez o SEI se mostrou fundamental para condução de nossas atividades.”

Saulo Silva Lima Filho, DCF

 

“O SEI se tornou um sistema que garante a segurança, publicidade e registro da história da nossa UFPR.”

Leandro Franklin Gorsdorf, Pró Reitor da PROEC

 

“Adotamos o SEI na PRPPG exatamente no inicio de nossa gestão, em janeiro de 2017. Com ele temos garantido agilidade, transparência e segurança aos processos que envolvem a gestão da Pesquisa e da Pós-graduação da UFPR, bem como da administração da PRPPG. Vida longa ao SEI!”

Francisco de Assis Mendonça, Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação

 

“Nos últimos quatro anos, com a implantação do SEI, ocorreu uma revolução na cultura administrativa da instituição, pois o sistema conferiu segurança, agilidade e confiabilidade na guarda e tramitação de informações processuais no âmbito da UFPR.”

Douglas Ortiz Hamermuller, Pró Reitor de Gestão de Pessoas



UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Coordenadoria de Governança e Riscos da UFPR
Rua XV de Novembro, 1299 - Sobreloja | Fone: (41) 3360-5083
CEP 80060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná