Saiu o resultado da autoavaliação do índice iESGo – 2024 de todas as organizações públicas federais e outros entes jurisdicionados ao TCU. O levantamento foi gerado a partir da reformulação do questionário de avaliação dos processos de governança e gestão (iGG) das instituições, incorporando a governança e gestão da sustentabilidade ambiental e social (iESGo). Os seguintes temas foram abordados nesta edição de 2024: Governança Pública (Liderança, Estratégia, Controle); Governança e Gestão de Pessoas; Governança e Gestão de Tecnologia da Informação; Governança e Gestão de Contratações; Governança e Gestão Orçamentária; Governança e Gestão de Sustentabilidade Ambiental; e Governança e Gestão de Sustentabilidade Social.
Com grande alegria, e superando as expectativas estipuladas no PDI (75% em 2024), a UFPR atingiu o patamar avançado de 87%, subindo para a 10ª posição no ranking das IFES (107 Universidades e Institutos Federais) conforme observa-se no gráfico 1, e ocupando a 1º posição do Sul do Brasil.
Gráfico 1
Fonte: Proplan/CGR
O gráfico 2 mostra a evolução do indicador de governança e gestão públicas da UFPR desde a criação do iGG, pelo TCU, ou seja, saiu da marca dos 15% em 2017 onde encontrava-se na 92ª posição no ranking das IFES, atingindo o índice iESGo de 87% em 2024.
Gráfico 2
Fonte: Proplan/CGR
Maiores informações podem ser encontradas no relatório completo (https://cgr.ufpr.br/portal/relatorios/)