Com patrocínio da Controladoria Regional da União no Estado do Paraná e colaboração do Ministério Público do Paraná, a Rede de Controle da Gestão Pública – Paraná promoveu, no último dia 4, seminário em Curitiba voltado a discutir o problema da corrupção e os reflexos desse crime em toda a sociedade.
O seminário foi alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, data em que 102 países, inclusive o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.
A UFPR marcou presença no evento, com a participação de equipes da AUDIN e da CGR.
O evento, aberto à toda sociedade, reuniu ainda gestores (federais, estaduais e municipais) e servidores públicos dos órgãos ligados ao combate à corrupção, como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Paraná (MPE-PR), Receita Federal, entre outros.
Entre os temas abordados nas palestras, estiveram a relação do crime organizado com os aparelhos de fiscalização do Estado, o Combate à Corrupção pós-Lava Jato, a operação italiana Mãos Limpas, a experiência dos Observatórios Sociais do Brasil, um balanço de ações e resultados da CGU, entre outros.