PROPLAN/CGR apresenta Modelo de Gestão de Custos da UFPR no FORPLAD Nacional

8 de maio de 2023

O Modelo de Gestão de Custos da UFPR, desenvolvido pela Coordenadoria de Governança e Riscos (PROPLAN/CGR), foi apresentado pelos servidores Marcos Roberto dos Santos (contador) e Aldemir Junglos (estatístico) em 13 de abril de 2023 no Fórum de Pró Reitores de Planejamento e de Administração (FORPLAD), que ocorreu em Manaus.

Este modelo destina-se a calcular o custo de cada aluno da instituição, possibilitando obter os custos de cada curso, programa ou setor, e também os custos de processos, atividades ou de outras áreas da UFPR.

“Conhecer os custos institucionais é imprescindível para melhorar a governança e gestão dos processos, facilitando e orientando a tomada de decisão. Todo esse investimento aportado pela sociedade em prol da melhoria da qualidade de cada aluno retorna como benefício para toda população.” Aldemir Junglos, Coordenador de Governança e Riscos na UFPR A primeira fase de desenvolvimento do modelo foi validada pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da UFPR (CGRC) e contemplou as principais definições do modelo e coleta de dados. A metodologia aplicada ao modelo está considerando o sistema de custos por processos, o sistema de custeio por custo histórico, e o método de custeio por absorção, quando os custos diretos e indiretos de todas as áreas da universidade (custos com pessoal, patrimônio, contratos, …) são distribuídos aos diversos objetos de custos definidos no modelo. Todos os dados monetários utilizados no modelo são conciliados com os dados da contabilidade geral da UFPR (PROPLAN/DCF/CCONT) e com outras áreas relacionadas ao projeto; os dados para alimentar o modelo são coletados dos principais sistemas de informação, a exemplo do Siape, Sigepe, Siorg, Tesouro Gerencial, Siafi, Siga, Patrimônio, Transparência, entre outros.

“O SIC-UFPR irá proporcionar informações importantes para o processo de tomada de decisões de gestão financeira, orçamentária, investimentos e demais projetos institucionais”, informou o contador Marcos.

Na segunda fase, os resultados obtidos do modelo serão validados pelos gestores das áreas meio, de apoio ou fim envolvidos (pró reitores, superintendências, diretores de setor ou campus, …), e apresentados ao CGRC. A fase seguinte contemplará o desenvolvimento de um sistema informatizado para a gestão de custos (SIC-UFPR), em parceria com a PRA/AGTIC, trazendo maior integração entre as principais bases de dados utilizadas, permitindo apurar os resultados com maior integridade e em menor tempo.