A gestão por processos é um paradigma atual e eficiente de gestão, aplicável a organizações de todos os tipos, tamanhos e áreas de atuação, através do qual o modelo de gestão e de operação é focado tanto ou mais nos processos de trabalho ligados à cadeia de valor do que nas funcionalidades de cada setor que compõe a organização.
Na administração pública, a gestão por processos, alinhada à governança, conduz estas competências ao adequado atendimento da sociedade por serviços prestados com qualidade nos diferentes órgãos.
Uma ferramenta essencial da gestão por processos é o gerenciamento (ou gestão) dos processos organizacionais de trabalho, elaborados de forma a garantir a entrega de valor proposta pela organização.
Através da gestão de processos, os gestores conseguem planejar suas atividades e as de seus colaboradores, de forma a otimizar o uso dos recursos disponíveis, consumir o mínimo de energia na transformação de seus insumos em produtos e serviços, e garantir a entrega de valor, conforme determinado em seus planejamentos.
A principal metodologia utilizada pela CGR para que a UFPR e seus gestores disponham, de forma continuada, de ferramentas de planejamento, análise, automação, execução, controle e melhoria contínua de seus processos de trabalho é o Business Process Management (BPM).