OUT.2021
A UFPR aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que foi lançado no primeiro semestre de 2021 e integra a Rede de Controle da Gestão Pública – centro decisório Inter organizacional, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
Nesse sentido, foi disponibilizado aos entes participantes do programa uma plataforma de autosserviço para auxiliar as organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e a melhorarem seus sistemas institucionais de prevenção, chamada “e-Prevenção”.
Com os resultados apresentados no relatório de diagnóstico, observa-se o desempenho da UFPR quanto à aderência às boas práticas de prevenção à fraude e à corrupção.
Observa-se, pelo gráfico abaixo, que a UFPR se encontra em nível aprimorado (3º quartil, iPREVENÇÃO =~ 70%), indicando avanços significativos no controle de exposição à fraude e à corrupção na Instituição.
Já a figura abaixo nos mostra os resultados da UFPR para os mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento, as quais se encontram no Referencial do TCU de Combate à Fraude e Corrupção. A figura mostra a situação da Instituição em relação a esses mecanismos, em comparação ao patamar mínimo esperado, conforme as faixas de aderência às boas práticas, dispostas na legenda. Quanto mais próximo da extremidade do gráfico, melhor a situação no mecanismo analisado.
O quadro abaixo também detalha os mecanismos e níveis em que a UFPR se encontra, contextualizando a Instituição e indicando quais aspectos devem ser priorizados.