No primeiro ano da gestão Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Inês Bolzón de Muniz, a convite do então Pró-reitor de Planejamento, Prof. Dr. Fernando Marinho Mezzadri, os servidores Aldemir Junglos, estatístico, Alexandra Dantas Roeder Wisniewski e Amarílio Motta Floriano, analistas de tecnologia da informação, elaboraram projeto para criação de uma unidade organizacional com a tarefa de identificar, analisar e gerenciar riscos que possam impactar a consecução dos objetivos estabelecidos pelo Poder Público e pelo planejamento da UFPR.
Sob a coordenação do Sr. Aldemir Junglos, a unidade começou suas atividades, nas dependências da PROPLAN, em 1º de agosto de 2017, na urgência de atender ao provimento de informações de Governança da Instituição, consultadas periodicamente pelos órgãos de controle federais. A equipe submeteu o projeto de criação da unidade à aprovação das instâncias superiores da UFPR, através do processo administrativo nº 23075.195347/2017-18, no dia 22 de agosto do mesmo ano.
Além da gestão de riscos, o projeto de criação da Coordenadoria de Governança e Riscos da UFPR – CGR – previu, ainda, as atribuições de administrar o sistema SEI – Sistema Eletrônico de Informações, manter o organograma da UFPR, e promover a gestão e melhoria contínua dos processos de trabalho da universidade, com vistas à celeridade, efetividade, conformidade, transparência, controle e economicidade.