A PROPLAN motiva sua equipe a uma reflexão sobre o uso de produtos não descartáveis no dia a dia.

19 de novembro de 2019

A PROPLAN motivou sua equipe a uma reflexão sobre o uso de produtos não descartáveis no dia a dia, substituindo os copos plásticos por xícaras de cerâmica. Uma pequena ação rapidamente transformou a atitude das pessoas na Pró Reitoria: “Hoje não conseguimos mais tomar nosso cafezinho usando copos descartáveis”, relata Alexandra Dantas Roeder, da Coordenaria de Governança e Riscos.

Na UFPR, o número de copos descartáveis distribuídos em 2018 foi de 1,15 milhão. “Com essa iniciativa, os servidores da Proplan demonstram à toda comunidade uma grande preocupação com o meio ambiente e ainda auxiliam a Universidade na contenção de despesas.”, diz Fernando Marinho Mezzadri, Pró Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças.

Segundo matéria da Beegreen, “o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano e o potencial de reciclagem deste produto acaba por não ser satisfatória, sendo a maior parte descartada incorretamente, agravando assim a poluição do planeta” – 41,3% dos resíduos sólidos urbanos são destinados de maneira inadequada.

Além do fator ambiental,o Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conforme publicado pelo eCycle, apontou que esses copos descartáveis, especificamente os feitos a partir de poliestireno (PS), quando entram em contato com uma substância quente (como café ou chá) podem liberar uma quantidade de estireno acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. Além de possível cancerígeno, o estireno é capaz de proporcionar outros males, como dores de cabeça, depressão, perda auditiva e problemas neurológicos. O poliestireno pode ser reconhecido pelo símbolo triangular de reciclável com o número “6” alocado dentro das letras “PS”.

Junte-se a nós!